Curiosidades

Por que a água e o óleo não se misturam?

Que tal falar desse assunto usando a prática? Pegue dois copos com água. Em um queremos que você coloque um pouco de vinagre, no outro um fio de óleo. Ao fazer isso, o que você observou? É possível notar que o vinagre se dissolveu na água, enquanto o óleo ficou na superfície do copo, como se estivesse separado da água. Mas por que isso acontece?

Para responder temos que entrar um pouco no mundo da química. Qualquer substância, líquida ou sólida, é formada por partículas bem pequenas, chamadas moléculas. As moléculas ficam ligadas entre si e, quando entram em contato com outra substância, podem seguir dois caminhos: permanecer ligadas ou romper essas ligações para promover novas, entre duas moléculas diferentes.

Então, quando você adicionou vinagre a um copo de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as outras e vão se ligar às moléculas de vinagre. O resultado é uma mistura homogênea, ou seja, em que não se pode mais diferenciar uma coisa da outra.

Já no caso do óleo é diferente. Quando colocamos o óleo na água, ele permanece separado. Isso acontece porque as ligações entre as moléculas de água são mais fortes do que as ligações que existiriam entre uma molécula de água e uma molécula de óleo. Assim, as duas substâncias não se misturam.

Postar um comentário

*
*