Dicas de Leitura

Prêmio Jabuti: os premiados de 2015

Todos os anos a Câmara Brasileira do Livro divulga a lista dos vencedores do prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do Brasil. Este ano não foi diferente e para comemorar a premiação, resolvemos listar alguns dos livros que saíram vencedores.

O primeiro lugar da categoria Livro Infantil foi A História Verdadeira do Sapo Luiz, de Luiz Ruffato, editado pela DSOP. O livro conta a história de uma linda princesa,em idade de se casar, que não consegue encontrar um pretendente que conquiste o seu coração.Sua aia, cansada de ver a jovem triste e solitária, tem então uma grande intuição:o príncipe não aparece porque está encantado, transformado em um sapo. Basta achar o pequeno animal e dar-lhe um beijo, que logo um rapaz belo e elegante surgirá a sua frente. Mas quantos sapos a princesa precisará beijar até encontrar aquele capaz de sua vida mudar?

a_historia_do_sapo_luiz

Já na categoria ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, o livro vencedor foi A Força da Palmeira, com ilustrações de Anabella López, editado pela Pallas. Neste livro, Annabela apresenta em belas ilustrações a saga de uma palmeira que lutou contra o seu destino e venceu. Fincando raízes com determinação podemos crescer, apesar dos vilões que surgem pelo caminho.

forca_da_palmeira

E a nossa dica para os adultos é o primeiro lugar entre os Romances: Quarenta Dias, de autoria de Maria Valéria Rezende (Editora Alfaguara/Objetiva). O livro é narrado pela personagem Alice, uma professora aposentada que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar a Porto Alegre. Mas uma reviravolta familiar a deixa abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar.

quarenta_dias

Ao saber que Cícero Araújo, filho de uma conhecida da Paraíba, desapareceu em algum lugar dali, ela se lança numa busca frenética, que a levará às raias da insanidade. “Eu não contava mais horas nem dias”, escreve Alice em Quarenta dias, um relato emocional e profundo. “Guiavam-me o amanhecer e o entardecer, a chuva, o frio, o sol, a fome que se resolvia com qualquer coisa, não mais de dez reais por dia (…) Onde andaria o filho de Socorro?, a que bando estranho se havia juntado, em que praça ficara esquecido?’

Se você ficou curioso para conhecer a lista completa dos premiados, basta clicar AQUI

Postar um comentário

*
*