Curiosidades

Primeira viagem à Lua

Faz 46 anos que o homem conquistou o espaço. Em 16 de julho de 1969, o foguete Saturno V parte da base de Cabo Canaveral às 13h31 (hora local) levando o Modulo de Comando Columbia e o Modulo Lunar Eagle, da missão Apollo 11.No dia 20 de julho, quatro dias após a decolagem, Neil Armstrong e Edwin Aldrin colocaram os pés pela primeira vez no nosso satélite natural. Os dois astronautas passaram 2 horas e 10 minutos por lá. A missão entrou para a história da humanidade.

Mas viajar para a Lua não foi algo tão fácil assim e começou alguns anos antes. Na década de 50 existia uma corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética (URSS) e os dois países ficavam disputando quem conseguiria atingir tal feito mais rápido possível. Tudo começou quando em 1957 a União Soviética enviou ao espaço o Sputnik, primeiro satélite construído pelo homem. No ano seguinte, em 1958, os EUA lançam o seu primeiro satélite, o Explorer I.

Em 1961 o cosmonauta Soviético Yuri Gagarin é o primeiro homem a percorrer o espaço a bordo da nave Vostosk I. Nessa missão foi atribuída ao tripulante a famosa frase: “A terra é azul”. Hoje sabe-se que ele não a disse. A URSS continuou a mandar gente para o espaço, e em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a realizar uma viagem espacial. Em 1965, o cosmonauta da Voskhod 2, Alexei Leonov, realiza a primeira caminhada espacial.

Foi em 1966 que o Luna 9, módulo não tripulado russo, pousa na Lua e transmite imagens para Terra. Para rebater essa investida da União Soviética, os Estados Unidos, mandaram em 1986, a missão Apollo 8 para o espaço. Os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Andres são os primeiros americanos a circum-navegar a Lua. No ano seguinte, 1969, como todos já sabemos, o homem chegou, enfim, à Lua!

Postar um comentário

*
*