Curiosidades

Quais as principais religiões do mundo?

Hoje vamos conhecer um pouco sobre as principais religiões que existem no mundo. Você sabe qual é a que tem mais adeptos? Se disse Cristianismo, acertou. Aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas são cristãs. Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, o perfil dos seus seguidores têm mudado. Há um século, por exemplo, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Quer saber onde o cristianismo mais cresceu no último século? na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos.

O Islamismo tem aproximadamente 1,6 bilhões de adeptos. Segundo projeções, daqui vinte anos, os mulçumanos serão mais de um quarto da população mundial. Em terceiro lugar está o Hinduísmo com aproximadamente 900 milhões de pessoas. Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII.

As outras religiões com grande número de adeptos são:

Religião tradicional chinesa, com aproximadamente 400 milhões de pessoas. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Eles representam cerca de 6% da população mundial.

Budismo, com mais de 376 milhões de adeptos. Essa doutrina é baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).

Sikhismo, embora pouco difundido, é a sexta maior religião do mundo com 20 milhões de adeptos. A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

Judaísmo tem aproximadanete 15 milhões de adeptos. Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população.

Postar um comentário

*
*