Curiosidades

Quais os países do Oriente Médio?

Você sabia que o Oriente Médio médio fica na Ásia? Ele também é conhecido como Ásia Ocidental e é uma porção do continente asiático que ocupa uma área de 7.200.000 km2. Foi justamente nesse área que emergiram as civilizações precursoras da humanidade, mais precisamente no território onde se encontra hoje o Iraque, antes chamado de Mesopotâmia, lugar onde surgiram as primeiras cidades que se tem registro (há cerca de 5 mil anos). O Oriente Médio é composto por 15 países, são eles: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Somando as populações de todos os países citados o total é de 260 milhões de habitantes.

Essa porção da Ásia também é o berço das três maiores religiões monoteístas do mundo, nesta região surgiram o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. O islã ou islamismo é a religião que predomina na maioria dos países do Oriente Médio. O Oriente Médio se encontra geograficamente localizado e delimitado pelos Mares Negro e Cáspio ao norte; Arábico ao sul; e Vermelho e Mediterrâneo a oeste. O litoral da Ásia Ocidental é constituído pela Península Arábica e Península da Ásia Menor.

A parte do Oriente Médio onde compreende a Península Arábica é limitada geograficamente pelo Golfo Pérsico, a leste e Mar Vermelho, a oeste. É bom ressaltar que não é fácil definir precisamente quais países pertencem integralmente ao Oriente Médio, uma vez que muitos territórios abrangem dois continentes simultaneamente, como por exemplo, a Turquia que está na Europa e na Ásia.

Postar um comentário

*
*