Curiosidades

Qual a diferença entre meteoro, cometa e asteroide?

Hoje nós vamos viajar um pouco no espaço para conhecer a diferença entra o meteoro, o cometa e o asteroide. Vamos começar falando sobre os cometas. Eles são uma grande bola de gelo, formada pela junção de vários gases, que vaga pelo espaço. O cometa é uma espécie de “sobra” do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno. O mais famoso dos cometas é o Halley, que tem um período da ordem de 76 anos (de 74 e meio a 77 e meio). Apareceu pela última vez em 1986, e a próxima aparição será em 2061. Tem de 260 a 270 milhões de quilômetros de cauda.

Já o asteroide é uma grande pedra espacial. Também é uma “sobra” do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteroides tem cerca de 1 km de diâmetro – mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros!

O meteoro é um asteroide pequeno. A maior parte dos meteoros equivale a grãos de areia. Mas esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias. Já meteoros com uns 4m de diâmetro deixam sinais mais evidentes.

Postar um comentário

*
*