Curiosidades

Qual a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

Muita gente acha que tartarugas, jabutis e cágados são o mesmo animal. Mas não é nada disso! Apesar de parecidos, cada um o seu jeitinho de ser. Vamos descobrir as diferenças juntos?

O jabuti é um bicho terrestre – não vai para água em momento nenhum. Ele tem casco alto e arredondado, e as patas traseiras possuem formato cilíndrico. Nos machos, a parte de baixo do casco é côncava (voltada para dentro). Onívoro, o jabuti come de tudo: plantas, legumes, frutas e até carne. Ele é bem lento. Acredita que ele demora até 5 horas para percorrer 1 quilômetro!? Outra curiosidade é que quando esconde a cabeça, retrai o pescoço na posição vertical.

O cágado é considerado um animal semiaquático. Ele vive nas águas doces de rios e lagos, mas pode descansar na terra. Ele é pequeno em relação a jabutis e tartarugas: chega a 35 centímetros de comprimento. O casco é mais fino e achatado, e o pescoço é bem mais longo. Ele tem membranas entre os dedos, que ajudam na hora de nadar, e unhas para se mover melhor sobre o solo. A maioria dos cágados se alimenta de peixes. Para esconder a cabeça, ele dobra o pescoço de lado.

Já as tartarugas podem viver em águas doces ou salgadas. As que ficam nos oceanos vivem na água (só colocam a cabeça para fora na hora de respirar) e vão para a terra na hora de botar os ovos. As de água doce gostam de tomar sol nas margens dos rios e lagos onde vivem. Elas não têm unhas e contam com patas (em formato de remo) para se moverem dentro da água. Comem moluscos, algas, peixes e crustáceos. Para esconder a cabeça, retraem o pescoço na posição vertical.

Postar um comentário

*
*