Curiosidades

Qual a maior caverna do mundo?

Quando pensamos em caverna, a primeira coisa que vem em nossas cabeças é um local apertado, escuro e toda feita de pedra. Mas a maior caverna do mundo não tem essas características. Muito pelo contrário. Chamada de Son Doong, ela fica localizada no Vietnã (a 280 quilômetros ao sul da capital Hanói, no parque nacional vietnamita Phon Nha-Ke Bang) e tem selva, rio e espaço que cabem arranha-céus de 40 andares. A caverna como um todo é estimada em 140 quilômetros de comprimento.

O nome Son Goong significa “Caverna do Rio da Montanha”. Foi criada há 2.5 milhões de anos pelas águas dos rios corroendo o calcário debaixo da montanha. Apesar de ser muito antiga, ela só foi descoberta em 1991 por um fazendeiro local, mas as primeiras pessoas que realmente exploraram a caverna foram especialistas britânicos em 2009.

A caverna tem também pérolas raras que são formadas quando água carregada com sais minerais pinga do teto de uma câmara para formar uma pequena esfera de depósitos minerais que cresce em uma pequena pérola mineral.

Para conhecer melhor esse local tão grande e mágico, acesse o vídeo:

Postar um comentário

*
*