Curiosidades

Qual é a cor do sol?

Por mais que você ache que ele seja amarelo, o Sol não é. Mas como assim? É que se a gente pudesse viajar pelo espaço e olhar para o Sol sem ficar cego, nós veríamos que ele é realmente branco. Usando um prisma, você pode ver como a luz solar pode ser dividida no espectro das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Quando você misturar todas essas cores, vai chegar no branco (lembrando que estamos nos referindo à luz e não à pigmentos de tinta).

Mas por que achamos que ele é amarelo? Isso acontece devido a atmosfera. Ela espalha raios azuis e violeta, fazendo com que só as outras cores cheguem até nossos olhos. Esses outros tons restantes é que dão a impressão de o Sol ser amarelo.

Quando o Sol está perto do horizonte, haverá uma maior distorção da atmosfera da Terra, embora mais fótons azuis se dispersem, fazendo com que o Sol pareça vermelho. Quando há fumaça e poluição no ar, isso realça o efeito… e ele vai ficar ainda mais vermelho. Se o Sol estiver alto no céu, onde existe uma mínima interferência atmosférica, ele aparecerá mais azul.

Cor x Temperatura: A cor também informa a temperatura da estrela. Estrelas mais frias são na verdade mais vermelhas. Betelgeuse tem apenas 3500 Kelvin (3222 ºC). Estrelas mais quentes, como Rigel, podem chegar acima de 10000 Kelvin (9726 ºC), e elas parecem azuis. O Sol tem uma temperatura de quase 5800 Kelvin (5526 ºC) e quando visto de fora da nossa atmosfera, aparece branco, a sua verdadeira cor.

Postar um comentário

*
*