Curiosidades

Qual é o tamanho do sertão?

 

Cantado por poetas, o sertão é uma das quatro sub-regiões do Brasil. Apesar de castigada pela seca, é uma área rica culturalmente. E toda esta riqueza cultural é devido ao tamanho que o sertão tem. Ele estende-se por oito estados brasileiros, e, para a surpresa de muitos, não está localizado apenas no Nordeste.

O sertão se espalha por grande parte da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí; por todo o Ceará e abrange uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas. Além disso, atinge a mesorregião norte e o Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais. Apesar de ser uma região muito seca, como os semidesertos do mundo, o sertão tem zonas úmidas, o que explica suas peculiaridades biomáticas e demográficas.

O clima na região é o tropical semiárido, isto é, lá é quente e seco. A temperatura média elevada varia entre 28 °C e 45 °C (ultrapassa os 42 °C somente no Raso da Catarina, na Bahia, e no Centro-sul do Piauí) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e a pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano – para você ter uma ideia, somente no período chuvoso do litoral de Pernambuco pode chegar a chover mais de 900 mm.

Curiosidade

Como surgiu a palavra Sertão? A origem é da época da colonização do Brasil. Quando os portugueses saíram do litoral brasileiro e entraram pelo interior, perceberam uma grande diferença climática. Com isso, começaram a chamar de “desertão”. Logo, essa denominação foi sendo entendida como “de sertão”, ficando apenas a palavra Sertão, por final.

Postar um comentário

*
*