Curiosidades Dicas

Qual foi o primeiro livro do mundo?

O tema é bem curioso. Primeiro porque temos que diferenciar o primeiro livro do mundo do primeiro livro impresso do mundo. Isto mesmo, eles são coisas diferentes.

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época.

Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV. Ele inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros da época. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata.

Essa invenção foi de extrema importância na época do Renascimento, pois favoreceu a circulação de ideias e conhecimentos de forma mais rápida. O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas. Gutenberg imprimiu a Bíblia em 1455, tornando esse livro o primeiro a ser impresso em todo o mundo.

E no Brasil? Bem, aqui a imprensa chegou 355 anos depois de Gutenberg ter impresso o primeiro livro. O nosso primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Mas temos uma curiosidade: no início do século XIX, as máquinas de impressão eram mantidas pelo governo português, que só publicava o jornal oficial falando coisas boas sobre o governo. Por isso, a maioria dos escritores brasileiros preferia imprimir suas obras em Lisboa ou Paris, como foi o caso de Machado de Assis.

 

6 Comentários

  1. leticia isabela
    Postado em 28 de agosto de 2015 às 18:34

    adoro esse saiti

    • Bloguito
      Postado em 28 de agosto de 2015 às 18:38

      Que bom! Toda semana tem novidades. Fique ligada 🙂

  2. Lucinda
    Postado em 12 de setembro de 2015 às 23:31

    Que bom ter pesquisado pois não sabia que tinha sido a bíblia o primeiro livro impresso

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:35

      Lucinda, sempre temos muitas curiosidades por aqui. Acesse sempre. 🙂

  3. Luana Lopes
    Postado em 6 de outubro de 2015 às 23:27

    Amei as informações

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:25

      Que bom! Ficamos felizes por elas terem sido úteis para você.

Postar um comentário

*
*