Curiosidades

Qual o animal que tem mais filhotes?

Estamos acostumados a presenciar a gravidez de animais de estimação, como gatos e cachorros, que tem em média quatro ou cinco bichinhos na mesma gestação. Mas você já parou para pensar qual o animal que consegue gerar o maior número de filhotes ao mesmo tempo? E se a gente disser que tem um que consegue ter em seu ovário nada mais nada menos do que 300 milhões de ovos!! Tem como acreditar? Essa façanha é do peixe-lua, o mais pesado e maior peixe ósseo do mundo, podendo pesar cerca de 900 quilos e crescer 6 metros de comprimento.

Mas tem outros bichos que também não ficam atrás: entre os anfíbios, o recordista é o sapo-cururu, que bota 35 mil ovos em cada desova! Já entre os répteis, a tartaruga-verde dá até 250 ovos de uma vez. A galinha australiana é quem domina no mundo das aves: são 250 ovos por ano. E os mamíferos? Eles perdem perto desses outros animais. O recordista é o tanreque, um animal pequeno (mede até 40 centímetros) que se parece com um rato, só que não tem rabo. A fêmea pode ter até 32 filhotes de uma só vez.

Outras curiosidades – Gravidez no macho? Existe sim. No reino animal, mais precisamente do oceano, a espécie em que o macho é que engravida é a dos cavalos-marinhos. Neste processo de reprodução, a fêmea é que coloca os ovos em um tipo de bolsa do macho, onde eles são fertilizados por ele e ficam por lá até atingir o período para nascer. O macho pode gerar de 400 a até 1800 filhotes por vez. No vídeo abaixo você pode conferir esse processo em cativeiro.

Postar um comentário

*
*