Curiosidades

Qual o maior país do mundo?

Quem nunca teve a curiosidade de saber qual é o maior país do mundo? Talvez seja uma das primeiras coisas que pensamos quando pegamos o mapa mundi. Hoje vamos falar um pouco sobre os dez maiores. E podemos garantir uma coisa, o maior país tem um tamanho de impressionar: são 17,10 milhões de km²! Você já imagina qual seja?

Em 10° lugar temos a Argélia, com 2,38 milhões de km². Esse país está localizado no norte da África. O país faz divisa com sete outros países, que são Saara Ocidental, Marrocos, Tunísia, Líbia, Mali, Níger e Mauritânia. Em nona posição temos o Cazaquistão com 2,72 milhões de km². O seu território já pertenceu à antiga União Soviética, e está na Ásia, com pequena parte européia. O Cazaquistão é o quarto maior país no continente asiático, com fronteira com China e Rússia, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão. Na América do Sul nós temos a Argentina em 8° lugar. O país da terra do tango tem 2,78 milhões de km² e faz fronteira com 5 países: Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai. A Argentina representa o segundo maior país na América do Sul, e ainda o quarto das Américas.

A Índia ocupada a sétima posição nesta lista com 3,29 milhões de km². A população da Índia também é enorme. A densidade geográfica se resume em torno de 310 hab/km², muito alta. A Índia faz fronteira com China, Nepal, Paquistão, Bangladesh, Mianma, Butão, e também com Sri Lanka, ilha ao sul do país. O sexto lugar pertence a Austrália com 7,69 milhões de km² extensão. A Austrália é considerada ilha e massa continental da Oceania e não faz divisa terrestre com outra nação, mas alguns países são próximos como Nova Zelândia, e Ilha de Nova Caledônia. Em quinto lugar está o nosso Brasil! Temos 8,51 milhões de km². Somos o maior país da América do Sul e o terceiro maior das Américas. A característica especial do Brasil é fazer fronteira com quase todos os países da América do Sul: Paraguai, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa. As exceções são Equador e Chile.

Os Estados Unidos compõe a quarta posição na seleção dos 10 maiores países com 9,37 milhões de km² . Localizado na América do Norte, nesse quesito, permanece atrás apenas do Canadá. Pelo sul, os Estados Unidos fazem fronteira com México. O número de extensão mencionado referente aos EUA já inclui Alasca e Hawaii, que não se encontram anexados. O terceiro maior país do mundo é asiático. Os chineses moram em um território de 9,59 milhões de km². A população da China também é igualmente assustadora em quantidade, trata-se da maior população do mundo. A China também faz divisa com 14 países. São eles: Cazaquistão, Rússia, Quirguistão, Mongólia, Afeganistão, Tadjiquistão, Índia, Nepal, Paquistão, Laos, Mianma, Butão, Coréia do Norte e Vietnã. A segunda posição é do Canadá, com a primeira posição referente ao continente americano. São 9,98 milhões de km² de extensão. E o país somente faz fronteira com os EUA. O território em extensão é impressionante, mas a população é considerada pequena, com densidade demográfica muito baixa.

A primeira posição de maior país do mundo é da Rússia, e com tamanho muito expressivo, de 17,10 milhões de km². O país atravessa 2 continentes, a Europa e Ásia. Para se ter uma ideia, ele é quase duas vezes maior que o Brasil. Ele não é dividido em estados, mas em 89 unidades administrativas: são 21 repúblicas (que têm sua própria constituição e apenas são representadas pelo país em assuntos internacionais), 10 áreas autônomas, 6 territórios federais (chamados de krays), 2 cidades federais, 49 províncias ou regiões (que lá são chamadas de oblasts) e 1 região (ou oblast) autônoma. A Rússia faz divisa com 14 países, pela extensão total Leste/Oeste.
Os países são Noruega, Bielorússia, Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Azerbaijão, Geórgia pelo lado europeu, China, Coréia do Norte, Cazaquistão, e Mongólia pelo lado asiático.

Postar um comentário

*
*