Curiosidades

Qual o nome da lua?

Não sei se você já parou para pensar nisso. Mas as luas dos outros planetas têm nome. E o interessante é que todas têm relação com a mitologia grega ou romana. Em marte, elas se chamam Fobos e Deimos. Neste caso, os nomes vêm da mitologia grega. Fobos e Deimos são filhos de Ares (Marte, na mitologia romana). O nome do primeiro significa “medo” (é a raiz da palavra “fobia”) e o segundo quer dizer “pânico”.

Já as luas de Júpiter se chamam Io, Europa e Calisto.  Todas estão relacionadas com Zeus (Júpiter, na mitologia romana). Io era uma donzela que se apaixonou por Zeus, Europa, uma fenícia raptada pelo deus, e Calisto, uma ninfa, querida por ele.

Mas e a nossa lua, como ela se chama? Bem, ela tem nome sim. A nossa lua se chama Lua. Isto mesmo! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não agradou muito as pessoas e terminou sendo esquecido.

O que aconteceu foi que, com o tempo, o termo lua passou a ser usado para chamar os satélites de qualquer planeta, e não apenas o nosso. Ou seja, virou uma maneira mais ampa de chamar os satélites que estão perto dos planetas. Essa denominação está inclusive no dicionário. Se você for lá, vai ver que a palavra lua serve tanto para o corpo celeste que orbita a Terra quanto para os satélites dos outros planetas.

Postar um comentário

*
*