Curiosidades Dicas

Quando dormimos, os nossos cinco sentidos funcionam?

Parece estranho responder que sim, mas a resposta é afirmativa para a pergunta acima. Todos os nossos sentidos funcionam quando estamos dormindo. O que acontece é que quando estamos relaxados, as áreas do cérebro que interpretam as informações do mundo exterior ficam menos receptivas. Com isso, as nossas sensações são bem reduzidas neste momento do nosso dia.

O mais curioso é que durante o sono profundo, qualquer estímulo a um dos sentidos pode se transformar em sono. Quer um exemplo? Uma borrifada de água pode trazer pesadelos com uma tempestade. Outro exemplo é acender a luz do quarto: você nem acorda, mas pode sonhar com o sol ou qualquer situação que haja muita luminosidade. Com relação ao paladar, se um alimento amargo for colocado na boca do dorminhoco, o gosto ruim desencadeará um reflexo que o fará expelir aquilo. Como o paladar continua recebendo estímulos, a pessoa pode até sonhar que está comendo algo ruim.

Já a audição trabalha de outra maneira. Podemos ouvir tudo ao redor, mas o barulho se torna o que os médicos chamam de ruído branco – ou seja, um som neutro que não atrapalha o sono. Por isso tem gente que consegue dormir ouvindo música nas alturas. E o mais engraçado é: ela não vai acordar com o barulho da música, mas sim, quando alguém desligar o som. Então, quando alguém tiver dormindo profundamente, não mexa. Você pode estragar o sonho dela.

Postar um comentário

*
*