Curiosidades

Quando ocorreu a queda do Império Romano?

Para muitos historiadores o dia 04 de setembro é o marco da queda do Império Romano do Ocidente Isso foi no ano de 476 d.C. Nesta data, foi deposto o usurpador Rômulo Augusto, que foi forçado a abdicar do poder pelo chefe germânico Odoacro. Entretanto, não se deve esquecer, c que o Império Romano do Ocidente ainda sobreviveria por mais um milênio – a divisão em duas partes do império foi feita por Diocleciano em 286 d.C..

O chamado Império Bizantino (que é a continuação do Império Romano) seguiu até 1453, quando ocorreu a Queda de Constantinopla. Com o fim do Império Romando do Ocidente, muitos historiadores aproveitaram o fato para demarcar o fim da Antiguidade e o começo da Idade Média.

A queda do Império Romano do Ocidente foi provocada por diversos fatores, como declínio cultural, crise econômica, número insuficiente de escravos e soldados, além das invasões bárbaras que causaram a sua derrubada final. Embora unido linguisticamente – e, mais tarde, sob o cristianismo romano -, o Império englobava um grande número de culturas diferentes que haviam sido assimiladas de maneira incompleta pelos romanos.

Um dos fatos marcantes antes da derrubada oficial do Império do Ocidente foi o saque de Roma em 410, o primeiro em mais de 800 anos, realizado pelos visigodos comandados por Alarico I. Aos poucos, esta parte do império passou a ser governada pelas tribos invasoras.

Postar um comentário

*
*