Dicas

Quando usar as letras maiúsculas e minúsculas?

Quando a criança começa a escrever, algumas dúvidas surgem. Uma delas é: quando devemos usar a letra maiúscula e a minúscula? Para nós, adultos, é muito fácil. Mas para os nossos filhos, a coisa não é tão lógica. Então, que tal ajudá-los nessa fase tão importante que é a alfabetização?

A primeira regra é: a letra maiúscula será sempre usada no início de frases. Seu filho vai começar um texto? A primeira letra da frase tem que ser maiúscula!  O nome de pessoas, sejam elas reais ou personagens de desenhos, também tem que ser com letra maiúscula. Então, para não esquecer, caixa alta na primeira letra do nome próprio e do personagem preferido dos desenhos.

Também usamos a letra maiúscula quando vamos escrever o nome de alguma festa e festividade, como Natal, São João, Ano Novo. Ah! Locais, nome de ruas, bairros, cidades, estados e países, como Recife e México, também são grafados sempre com a letra inicial maiúscula. Outra situação em que devemos usar a letra maiúscula é para os nomes de empresas e instituições. Um exemplo: Varejão do Estudante. Além de tudo isso, ela também é usada para os pontos cardiais, como é o caso de escrevermos ao Sul da Alemanha ou ao Norte dos Estados Unidos.

Mas não pense que as letras maiúsculas são usadas de qualquer jeito. Não é bem assim. Existem momentos nos quais a primeira letra da palavra fica em minúscula. Quer saber quando? Bem, depois de alguns sinais de pontuação, como é o caso dos dois pontos e da vírgula, a letra minúscula deve ser usada. As palavras que representam nacionalidade, como, por exemplo, brasileiro e espanhol, devem ser escritas sempre com minúscula. Outra situação que devemos usar sempre a minúscula é quando vamos escrever os dias da semana ou os meses do ano. Bem, olhando assim, parece que são muitas informações. Mas a prática vai ajudar muito a escrever da maneira correta. E se tiver alguma dúvida, é só voltar aqui no nosso post.

9 Comentários

  1. Edgar Henrique
    Postado em 17 de novembro de 2014 às 19:18

    Obrigado :).

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:35

      Nós é que agradecemos por ter gostado da nossa postagem. 🙂

  2. Jaciel Ramiro
    Postado em 21 de março de 2015 às 10:58

    Parabéns!Adorei as explicações.

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:46

      Nós é que adoramos saber que você gostou do nosso conteúdo! Toda semana tem novidade, viu! 😀

  3. Roselea
    Postado em 28 de novembro de 2015 às 20:12

    Adorei! Simples e bem explicado!

    • Bloguito
      Postado em 15 de dezembro de 2015 às 15:45

      Que bom que gostou! Dicas assim são sempre úteis, não é verdade?

  4. silvia
    Postado em 31 de março de 2016 às 16:46

    Boa tarde! Tenho uma dúvida. Em um nome proprio com a extensão “Filho”, é com letra maiuscula?

    • Bloguito
      Postado em 8 de abril de 2016 às 17:20

      Oi Silvia, se o nome for próprio, sim, você usa letra maiúscula. Exemplo: Ele se chama José da Silva Filho. 😀

  5. LEONARDO SILVA SANTO
    Postado em 23 de abril de 2017 às 23:46

    Olá!! Muito obrigado pelas dicas!! Gostaria de tirar uma divida.Na frase: “Atendimento Psicológico: Adolescente, Adulto e Idoso.”

    Está correto???

Postar um comentário

*
*