Curiosidades

Quantas estrelas existem no universo?

Quando olhamos para o céu vemos inúmeras estrelas. Mas você sabia nem não conseguimos enxergar todas as existentes? É porque se o universo é infinito, os cientistas supõem que o número de corpos celestes também seja infinito. E os cientistas só podem contar o número de estrelas que ficam na parte visível do coso, aquela cuja luz chega até a Terra.

Mas não pense que é pouca coisa. Essa parte visível inclui nada menos que 100 bilhões de galáxias – grandes sistemas estelares como a Via Láctea, que abrange todo o nosso Sistema Solar.  Com uma média de 100 bilhões de estrelas por galáxia, essa estimativa alcançará a bagatela de dez sextilhões de astros! (Para ter uma ideia do que significa um sextilhão, acrescente uma fileira de 21 zeros ao algarismo um: 1.000.000.000.000.000.000.000.)

Se a gente olhar para o céu não vamos ver esse número todo de estrelas. É que a olho nu, apenas cinco mil estrelas estão visíveis. Galáxias, então, só enxergamos quatro sem telescópio: a Via Láctea, é claro, mais Andrômeda e as duas Nuvens (Pequena e Grande) de Magalhães.

Via Láctea – São cerca de 200 bilhões de estrelas – incluindo o Sol. Sabia que ao olhar para o alto à noite, em um local afastado das luzes da cidade, é possível ver uma faixa esbranquiçada, indo de um lado ao outro do céu? Nessa mancha está concentrada a maior parte das estrelas da Via Láctea.

Postar um comentário

*
*