Curiosidades

Que passo é esse desse tal de frevo?

O som dos clarins de Momo já deram os primeiros sinais. É tempo de cair na folia. Se entregar ao som inebriante desse fenômeno que se chama “frevoooo”. O frevo é uma dança, um movimento, é um ritmo contagiante derivado da marcha, do maxixe e da capoeira. Seu compasso é binário ou quaternário, a depender de sua composição.

O frevo é uma dança popular, das mais vivas do nosso folclore brasileiro. Quando o frevo começa, ninguém mais se segura. Até quem não gosta, balança o corpo. Seja na rua, ou nos salões. A sombrinha é o ornamento que nunca pode faltar, mas mesmo sem ela, dá pra dançar! Mas e de onde vieram esses passos tão interessantes, por vezes até difíceis? Quantos passos possuem o frevo? Dizem que começou com os capoeiristas dançando, fazendo passos cheios de malabarismos.

Ao dançar, os passistas mostram verdadeiras acrobacias. E ao todo, já se catalogou mais de 120 passos desta dança. Basicamente, os passos do frevo são dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada.

Mas não quer fazer feio? Que tal arriscar uma tesoura para começar? Talvez seja a mais fácil de executar. Cruze os seus passos com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda. Dê um pequeno pulo com pernas semiflexionadas. Coloque a sombrinha na mão direita e deixe os braços flexionados para os lados. Cruze a perna direita por trás da esquerda em meia ponta, perna direita à frente, ambas semiflexionadas. Um pulo desfaz o flexionamento das pernas e, em seguida, a perna direita vai apoiada pelo calcanhar; enquanto à esquerda, semiflexionada, apoia-se em meia ponta do pé, deslocando o corpo para esquerda. Refaz-se todo o movimento, indo a perna esquerda por trás da direita para desfazer o cruzamento. Neste movimento, o deslocamento para a direita é feito com o corpo um pouco inclinado.

Não conseguiu? Tem nada não, dança de qualquer jeito que o bom mesmo é se entregar! Bom Carnaval a todos!

Fonte da descrição do passo tesoura: carnaval.olinda.pe.gov.br

Postar um comentário

*
*