Curiosidades

Quem construiu a Esfinge?

Não são só as pirâmides do Egito que chamam a atenção. A Esfinge é outra obra que desperta o interesse de milhares de pessoas. Esse majestoso monumento composta por corpo de leão e cabeça de ser humano, foi construída em um único bloco de pedra e é o maior monumento dessa categoria medindo 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 metros de altura. As patas, porém, foram construídas com tijolos. Sua boca mede 2,30 metros, as orelhas medem 1,32 metros, enquanto que o comprimento do nariz estima-se medir 1,70 metros. Na cabeça traz um toucado real típico do antigo Egito, porém quase nada resta da serpente que ficava na testa e a barba do queixo da esfinge que, também, compunham símbolos da realeza egípcia.

Apesar de tanta grandeza ainda não existem documentos escritos que poderiam nos dizer a real origem ou propósito dessa construção. A única evidência “escrita” que existe desde os tempos antigos sobre a esfinge é do historiador e geógrafo grego Heródoto, que não menciona que os faraós da quarta dinastia (Khufu, Khafre e Menkaure) foram construtores da Esfinge e nem das pirâmides de Gizé. Esse documento de Heródoto faz com que os pesquisadores acreditem que a Esfinge de Gizé foi construída por povos mais antigos do que os antigos egípcios.

No imaginário dos antigos egípcios, a imagem de uma esfinge significava poder e sabedoria e servia como uma espécie de proteção para as pirâmides. No entanto, não se sabe ao certo o nome usado pelos antigos egípcios para designar esse tipo de estátua. Possivelmente, a palavra egípcia que designava a esfinge era shesep-ankh, que significa imagem viva.

O Canal National Geographic tem um documentário bem detalhado sobre a Esfinge. Vale muito a pena assistir. Ele está disponível no YouTube.

Postar um comentário

*
*