Comemorações Curiosidades

Quem foi Dom Pedro I?

Ele é sempre lembrado na semana em que se comemora a Independência do Brasil. Isso não é à toa, pois foi ele, Dom Pedro I, que rompeu os nossos laços com Portugal, proclamando a nossa independência. Mas hoje vamos conhecer outro Dom Pedro I, na realidade queremos mostrar um pouco de quem era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Ufa! O nome dele era grande.

Pedro, o nosso primeiro Imperador, nasceu na cidade de Queluz, em Portugal, e conviveu na sua infância com a avó paterna, que estava completamente insana. Ele foi educado por religiosos e adorava praticar esportes.

A música também fazia parte da vida de Dom Pedro I. Ele foi aluno de grandes mestres da música do seu tempo, como o Padre José Maurício Nunes Garcia, Marcos Portugal e Sigismund Neukomm. Tocava três instrumentos: a clarineta, fagote e violoncelo. É dele o Hino da Carta, adotado como Hino Nacional Português até 1910, e o Hino da Independência do Brasil.

Quando veio para o Brasil, D. Pedro viveu no Palácio da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, junto com seu pai, Dom João VI, e seu irmão D. Miguel de Bragança, mas também residiu na Fazenda de Santa Cruz e no Paço Imperial.

A relação com o irmão era de amor e brigas. Quando crianças brincavam e brigavam muito, o que é muito normal na infância. Uma das brincadeiras preferidas deles era simular batalhas entre exército com os amigos.

Como é possível notar, apesar de ter sido o nosso Imperador, Dom Pedro I, foi uma criança e jovem com gostos simples e comuns para a idade e época. Como você o imaginava? Conte para a gente.

2 Comentários

  1. Postado em 12 de fevereiro de 2014 às 22:37

    nossa gostei muito dessa historia de Dom pedro

    • Bloguito
      Postado em 25 de fevereiro de 2014 às 13:41

      Oi Flávia, que bom que você gostou do nosso post. Sempre estamos em busca de assuntos interessantes para toda a família. Se tiver alguma sugestão nos mande. Será um prazer saber o que você gostaria de ler por aqui.

Postar um comentário

*
*