Comemorações

Quem foi o primeiro presidente do Brasil?

Essa semana comemoramos a Proclamação da República. Foi em 15 de novembro de 1889 que o Brasil deixou de ser monarquia e passou a ser uma República Federativa, com o sistema presidencialista de governo e já teve, até agora, 32 presidentes. Mas você sabe quem foi o nosso primeiro presidente?

O primeiro presidente do Brasil foi o Marechal Deodoro da Fonseca, ele ficou no cargo de 1889 a 1891. Foi ele que liderou um movimento militar que acabou com a monarquia no Brasil. Com a queda da monarquia, o marechal se tornou o presidente temporário e foi formado um governo provisório.

Mas como ele foi escolhido? A primeira constituição republicana estabelecia que as eleições no Brasil seriam diretas e que o presidente e seu vice seriam eleitos pelo voto popular. Entretanto, determinava também que, em caráter excepcional, o primeiro presidente e o primeiro vice seriam eleitos indiretamente, isto é, pelo Congresso Nacional. E isso foi feito. No dia seguinte à promulgação da Constituição, o Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente.

O Governo de Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano. Entretanto, foi caracterizado por grande instabilidade política e econômica, devido às tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas descontentes com a situação política republicana. A crise teve seu ápice no fechamento do “Congresso Nacional do Brasil”, o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca

Postar um comentário

*
*