Curiosidades

Química: O que é a Tabela Periódica?

Já imaginou estudar os elementos químicos sem estabelecer uma ordem? Seria assim se não existisse a tabela periódica. Ela é uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. A organização é feita com base na ordem crescente do número atômico (número de prótons no átomo), na configuração eletrônica dos átomos dos elementos, e também de forma a facilitar o entendimento de propriedades químicas semelhantes. Parece difícil né? Mas imagina isso tudo desorganizado!

E você já parou para pensar porque ela tem o nome de tabela periódica? Essa organização tem esse nome porque mostra a repetição de algumas propriedades que alguns elementos tem em comum. Ou seja, as propriedades aparecem de forma ‘periódica’. Já o uso da palavra tabela não tem a sua origem explicada. Provavelmente tendo relação com a maneira com que ela é organizada.

A organização dos elementos químicos pode ser feita de diversas maneiras, que resultarão em tabelas que terão aparências diferentes da tradicional. A padronização ocorre pela necessidade de facilitar a comunicação entre os profissionais que utilizam as informações contidas nela. Esta padronização é, em parte, feita pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Na tabela periódica existe uma classificação dos elementos. São eles:
Metais: São bons condutores de calor e eletricidade. São sólidos nas CNTP (com exceção do mercúrio), além de maleáveis e dúcteis.
Não metais: São maus condutores de corrente elétrica e calor. Podem assumir qualquer estado físico na temperatura ambiente.
Gases nobres: Apresentam baixa reatividade, sendo até pouco tempo considerados inertes.

Postar um comentário

*
*