Dicas Posts Recentes

S de saúde, S de sujeira!

O que sujeira tem a ver com saúde? Calma, não pense que somos loucos. Mas toda criança gosta de se sujar, não é verdade? E toda criança ativa é sinal que tem muita saúde. Então, brincar de barro, de pintar as mãos, de se jogar na poça de água, não faz mal. Claro que isso não deve virar uma rotina. Mas fazer atividades ao ar livre e criativas faz um bem danado para os pequenos. E uma coisa importante: a criança precisa se sujar até mesmo para poder aprender a se limpar!

Colocar a “mão na massa” é essencial, pois a criança vivencia as experiências de perto e, com isso, consegue desenvolver a coordenação motora, a criatividade e a socialização.  Então, é importante que ela tenha o seu momento de se lambuzar com sorvete ou brigadeiro, sujar a mão com areia, tirar o sapato e colocar os pés na terra, na grama ou até em um chão cheio de pedrinhas, que irá provocar os sentidos, desafiando o equilíbrio. Não há muitos estudos que comprovem o beneficio da “sujeira”, mas os que existem levam a indicar que o contato com germes são necessários para a saúde do organismo. Ah! E depois que sujar, a regra é se lavar. Após um dia intenso de brincadeira, um banho é muito bem-vindo.

Sujando e aprendendo!

Deixe a criança brincar com tinta. Além dos pincéis, ela pode explorar os dedos para fazer desenhos. Aproveite a oportunidade e promova uma sessão de pintura. Se suje junto com ele.

A criança está aprendendo como comer sozinha? Então, deixe-a pegar o que tem no prato com a mão. Isso faz parte do aprendizado.

Permita que seu filho pise na grama, na areia e caminhe descalço sobre superfícies de texturas e temperaturas diferentes. É nessa hora que ele aprende a “andar com os próprios pés”.

Estimule a experimentar cheiros diversos: ofereça uma florzinha ou explore com ele os temperos da cozinha.

Postar um comentário

*
*