Dicas

Se liga no lixo

Uma coisa é certa, todo mundo tem lixeiro em casa, não é? Ele serve para…colocar lixo! Mas por qual motivo as pessoas insistem em colocar lixo fora da lixeira, nas ruas, no terreno baldio, nos rios, nas praias, etc? O acúmulo de lixo não tratado e que não tem um fim específico polui o meio ambiente, além de trazer muitas doenças.

Lixo acumulado, sem destino reproduz bactérias, fungos e atrai ratos, baratas, moscas, insetos em geral, inclusive mosquitos! E tudo isso junto transmite doenças muito sérias: cólera, disenteria, leptospirose, leishmaniose, febre tifoide, febre amarela, e principalmente, dengue, zyca vírus e chikungunya, nomes bem conhecidos do brasileiro, infelizmente, nos últimos tempos e que está virando epidemia.

Sem falar que lixo jogado na rua, à deriva, entope os esgotos, provoca inundações e tantos outros problemas. Quando chove, já viu!

Mas sabia que tudo isso pode ser evitado? Algumas dicas podem ajudar, começando em casa, por nós mesmos. Esta, inclusive, é uma tarefa que pode contar com ajuda das crianças, a fim de aprenderem desde cedo a terem consciência. Colocar o lixo caseiro em sacos separados para cada tipo de material, mesmo que não tenha coleta seletiva em sua casa/prédio é uma opção. Pois os catadores e moradores de rua aproveitam. Mas o ideal é conscientizar todo mundo e falar com serviço da prefeitura de sua cidade (se houver) ou com associações de catadores de lixo, por exemplo. Assim, além de não poluir, ajuda muita gente a gerar renda de maneira organizada.

Para começar, não misture o lixo orgânico, que sai da cozinha e do banheiro com latas, garrafas PET, vidros, jornais, revistas e papeis em geral. Bote tudo separadinho.

Ah, e o mais importante, se possível, jogue no lixo garrafas, latas e recipientes que não servem mais, tampados, de forma que seja lá para onde for, não fique a céu aberto acumulando água e juntando mosquito.

Nossa saúde e o meio ambiente agradecem!

Postar um comentário

*
*