Dicas de Leitura

Semana de leituras com muitas histórias e lendas sobre o folclore

layout_facebook_140819_4

Atenção garotada, esta semana pode ser muito divertida e cheia de pesquisas. E apor isso, nossa sugestão de leitura será igualmente interessante e divertida. Como esta é a semana do folclore, que tal começar a ler e pesquisar mais sobre o assunto?

antologia_do_folclore_brasileiro

Para começar, a primeira sugestão são as obras Antologia do Folclore Brasileiro, Volume 1 e 2, de Luís da Câmara Cascudo.  Os dois volumes da Antologia do Folclore Brasileiro reúnem cem textos de autores brasileiros e estrangeiros. Vários deles de acesso extremamente difícil. O objetivo da publicação é apresentar os aspectos mais vivos do povo brasileiro através de quatro séculos, Os autores brasileiros estudam lendas, crenças, superstições, pesquisam os apelidos, registram quadrinhas populares, ditados, feitiços e desafios, narram vaquejadas, analisam adivinhas, danças típicas, a alimentação do homem do povo, refletem sobre o inconsciente folclórico, numa fantástica viagem de mais de 450 anos pelo imaginário, crenças e terrores do homem brasileiro.

dicionario_do_folclore

Na sequencia, ainda citando o autor Luís da Câmara Cascudo, a gente recomenda o Dicionário do Folclore Brasileiro. A mitologia conta que em luta com Hércules, Anteu, filho da Terra, cada vez que tocava o chão renovava as forças, como se ganhasse uma nova vida. À semelhança do gigante grego, o dicionário de Cascudo renova a sua importância, cada vez que reaparece nas livrarias.
Espécie de súmula de mais de quarenta anos de estudo e pesquisa apaixonada do folclore e da etnografia brasileira, a obra é também uma síntese viva e palpitante, através de milhares de verbetes, das superstições, crendices, mitos, danças, lendas, práticas mágicas adotadas e vividas pelo povo brasileiro em seu cotidiano.  Registra, por exemplo, locais de devoção popular, como Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Aparecida e Bom Jesus de Pirapora, em São Paulo, formas de trabalho cooperativo (mutirão), movimentos de rebeldia popular, como o cangaço, informa sobre os cangaceiros mais famosos, aqueles que deixaram um rastro de fama e de sangue na alma popular (Cabeleira, Lampião) e, por contraste e complemento, os santos preferidos pela devoção popular: São Jorge, Lázaro, José, João, Pedro, Gonçalo, Antônio e seu duplo, muito venerado pelos escravos, Santo Antônio Preto. Mais do que um dicionário, a obra de Cascudo é uma introdução à cultura viva do povo brasileiro que, graças à cooperação de estudiosos, se amplia e enriquece a cada edição. Como dizia a Bíblia, escrever livros (sobretudo dicionários) é uma tarefa sem fim.

lendas_do_folclore_capixaba

Por último, a dica é o Lendas do Folclore Capixaba, de Marco Haurelio. O presente livro reconta em setilhas de cordel cinco das mais belas lendas do folclore capixaba. Essas narrativas tratam de amores impossíveis, milagres e explicam como surgiram algumas das mais belas paisagens do Espírito Santo.

Postar um comentário

*
*