Curiosidades

Sensações arrepiantes

Bateu aquele vento frio e, pimba! Lá vem o arrepio. Todos os pelinhos do braço ficam em pé. É uma sensação estranha e ao mesmo tempo prazerosa. Mas, já parou pra pensar por qual motivo nos arrepiamos? Pois bem, trata-se de uma habilidade do nosso corpo com o intuito de nos proteger, é uma função que era útil para nossos ancestrais, que possuíam bastante pelo por todo o corpo. E o arrepio tinha a função de equilibrar a temperatura do corpo, lançando uma corrente de calor para nos proteger do frio. É instintivo.

Mas hoje, quase não temos pelos, mas o nosso cérebro ainda funciona como nossos antepassados. É uma espécie de alerta do cérebro para o corpo, para que fôssemos nos proteger imediatamente.

Mas e de repente você ouve uma música, se emociona, e de novo, lá vem o arrepio. Nessa caso, por qual motivo ele aparece? Aí já é outra função. É um estímulo de felicidade, de prazer, é o nosso cérebro liberando substancias ligadas ao bem estar. Quando uma música nos faz feliz, nosso cérebro reage também, ou seja, ele libera a felicidade através da dopamina.

E quando você leva um susto e se arrepia? Já é um alerta de defesa. O sangue bombeia e o fluxo de oxigênio aumenta, alertando que está na hora de correr ou partir para o combate e ter fôlego para tudo isso.

Postar um comentário

*
*