Curiosidades

Significado de Imigração e Emigração

As duas palavras são parecidas, tem significados semelhantes, mas são duas coisas diferentes. Hoje vamos descobrir as diferenças entre imigração e emigração. Primeiro é bom deixar claro que a imigração e a emigração são fenômenos espontâneos relacionados com o ato de estabelecer nova residência em um país ou região diferente do local de origem. Então, qual a diferença entre eles?

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Por exemplo, você sai do Brasil e vai morar na Itália. Você é um emigrante.

Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe. Ou seja, é a entrada de quem vem do exterior para fins de trabalho e/ou residência, passando a ser denominado por imigrante. Exemplo: Ao chegar na Itália, os italianos vão chamar você de imigrante.

E como é a emigração e Imigração no Brasil? O fenômeno migratório esteve sempre presente na vida humana, marcando períodos importantes na história de muitas nações. No Brasil, o século XIX e início do século XX foram particularmente importantes na caracterização do Brasil como país de acolhimento com a chegada de imigrantes europeus (portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e de imigrantes japoneses para trabalharem na agricultura.

Em finais do século XX houve uma inversão dos fluxos de migração, predominando a emigração de brasileiros com destino aos Estados Unidos, Japão e Europa.

1 comentário

  1. UBALDO DE FREITAS JU
    Postado em 27 de agosto de 2020 às 16:53

    Gostei😘😘😘😘👏👏👏👌

Postar um comentário

*
*