Atividades Dicas

Sobremesa saudável: receita de salada de frutas

A alimentação saudável é um hábito que deve ser cultivado desde a infância. E a melhor maneira de fazer isso é levar a garotada para a cozinha desde cedo, mostrando que fazer comida gostosa e saudável pode ser divertido.

E como frutas são mais fáceis de serem introduzidas no paladar infantil, que tal começar ensinando-lhes a fazer uma salada de frutas?
No verão ou inverno, as frutas permitem combinações gostosas e podem ser servidas no café da manhã, no lanche, na sobremesa do almoço ou jantar. Seu consumo diário traz diversos benefícios à saúde, além de serem menos calóricas que outros alimentos como doces, biscoitos ou frituras.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendado é que sejam consumidas cerca de 400 gramas de frutas e verduras por dia, o que se aproxima de três porções de frutas e três de verduras e legumes, em média.  Mas é bom prestar atenção em algumas como abacate e manga. O consumo dessas frutas não pode ser excessivo, já que elas são mais calóricas.

As frutas têm vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos indispensáveis para a saúde do corpo e para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Sem falar que dá saciedade naquela vontade que toda criança tem de comer doces.

Para começar, o ideal é que a salada fique bem colorida e diversificada, com nutrientes diferentes. Vale lembrar que, ao usar maçã, pêra e banana é bom pingar umas gotas de suco de limão para que não fiquem escuras e oxidadas.  Além delas, pode-se cortar em pedaços morango, laranja mimo, mamão, melão, kiwi, goiaba, uva, abacaxi e o que mais tiver na geladeira.

Mas é bom ficar de olho nos detalhes e evitar caldas, sorvetes, creme de leite, leite condensado, que são muito calóricos e não estimulam o hábito saudável.

Uma boa dica é escolher acompanhamentos saudáveis como o próprio suco da fruta, mel de abelha, frutas secas, essência de baunilha, linhaça, iogurte, aveia, granola e até mesmo pedaços de gelatina, que além de turbinarem a salada, deixam-na mais nutritiva.

É mais gostoso se servir em temperatura quase ambiente e não muito gelada, realçar os sabores.

Anote aí a nossa dica de receita:
10 morangos cortados em 4 partes
10 uvas verdes ou roxas cortadas ao meio
Meio melão cortado em cubinhos
Meio mamão cortado em pedaços
3 laranjas mimo picadas e sem caroço
3 bananas picadas
3 maçãs
2 peras
Meio abacaxi cortadinho em pedacinhos
Duas goiabas em quadradinhos
2 kiwis cortados em pedaços ou em fatias fininhas para enfeitar por cima ou nas laterais do pote de salada.

Para acompanhar:
1 pote de iogurte natural, de preferência desnatado
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de aveia
Frutas secas (passas, damasco)
Duas xícaras de gelatina pronta cortada em pedacinhos.

Modo de preparo:
Coloque todas as frutas num recipiente. Junte o iogurte com mel e jogue por cima. Depois misture os demais ingredientes. Pronto, a salada já pode ser servida!

 

2 Comentários

  1. Postado em 31 de dezembro de 2013 às 2:10

    ameii muito bom vai ser a sobremesa do meu filho amei o blog Parabéns!

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:52

      Que bom que você gostou da receita. E aí, o seu filho gostou da sobremesa? 🙂

Postar um comentário

*
*