Autores

Tatiana Belinky: uma autora russa adorada pelos pequenos brasileiros

layout_facebook_150317_2

Escritora, poetisa, tradutora e dramaturga. Para ela, cabia tudo nas histórias infantis, desde castelos a florestas e cidades inteiras. Em 2009 foi eleita para a Academia Paulista de Letras. Ela é Tatiana Belinky, uma das mais importantes autoras de literatura infantil no Brasil. Com mais de 250 livros lançados, ela nasceu na Rússia e veio morar no Brasil aos 10 anos com a família. Nascida em 18 de março de 1919 e falecida em 15 de junho de 2013, se estivesse viva, esta semana Tatiana completaria 96 anos de idade. Casada com o médico e educador Júlio de Gouveia, ela teve dois filhos, cinco netos e três bisnetos.

No início dos anos 50, foi ela a responsável pela primeira adaptação do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para a televisão, na TV Tupi, ao vivo. Nesta épica, a TV ainda era em preto e branco. E ficou no ar por 11 anos.

Ganhadora de diversos prêmios educacionais, entre eles diversos prêmios Jabuti, em 1989, o mais importante concedido a um escritor de literatura brasileira; e traduziu várias obras, como alguns contos do escritor russo Anton Tchekhov.

Ao longo de sua carreira, escreveu críticas literárias para diversos jornais, a exemplo de “O Estado de S.Paulo”, “Folha de São Paulo” e “Jornal da Tarde”. E ainda colaborou com a “TV Cultura”. Por volta de 1987 ela laçaria seu primeiro livro, “Limeriques”, baseado nos limericks irlandese. Dos livros que escreveu, além do “Limeriques”, alguns se destacam. São eles: “Coral dos Bichos”, “O Grande Rabanete”, “Diversos russos” e “Limerique das Coisas Boas”.

Quer conhecer suas obras? Então acompanhe algumas indicações aqui em nossa sugestão de livros da semana. Boa leitura e divirta-se.

Postar um comentário

*
*