Curiosidades

Terremotos: o que é e quando surgem?

Recentemente o mundo vem assistindo a grandes tragédias causadas por terremotos. Os países com maior ocorrência de terremotos são Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos, Haiti, Chile. O Japão é um dos que mais sofre com o fenômeno. Mas você sabe o que é um terremoto?

Conhecido também por abalos sísmicos, os terremotos são tremores passageiros que acontecem na superfície da terra. Trata-se de um fenômeno de ordem natural, que pode ser impulsionado por vários fatores: atividades vulcânicas, falhas geológicas e pelo encontro de placas tectônicas, que são camadas rochosas fragmentadas, formadas por vários blocos.

Sempre em movimento, essas placas podem se afastar e se aproximar. O que gera acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propagam em forma de ondas sísmicas. Outras causas podem ser vulcão em erupção ou deslocamento de gases no interior da Terra. Essa intensidade de energia é medida pela Escala Richter, que vai de 0 a 9. Quando ocorrem no mar, os abalos sísmicos podem causar tsunamis.

É possível que um dos mais avassaladores tenha acontecido em Shensi, na China, por volta de 1556, que teria causado a morte de aproximadamente 830 mil pessoas. O tremor atingiu 8 províncias e derrubou 98 cidades, das quais, algumas chegaram a perder 60% de sua população, soterrada.

Postar um comentário

*
*