Curiosidades

Toda água é igual?

Água é boa para matar a sede, para tomar um banho no calor intenso, para tomar banho de piscina e tantas outras utilidades. A gente aprende desde pequeno que água boa é a água potável, que é adequada para beber e não fazer mal ao nosso corpo. Aprendemos que não devemos tomar água da torneira (pelo menos aqui no Brasil, pois na maioria dos países da Europa, por exemplo, a água de torneira é potável). Mas, além disso, sabia que há vários tipos de água? Tem sim! Na natureza, inclusive encontramos águas diferentes e terapêuticas.
Para começar, podemos classificar a água pela sua salinidade. Ela pode ser salobra, salgada e doce. A água doce possui, apesar do nome não contém açúcar. Ela não tem cheiro, não tem cor, não tem gosto. Ela possui baixo teor de cloreto de sódio e é á agua dos rios, lagos, etc. Já a água salgada, é a água encontrada nos mares e é rica em cloreto de sódio, o sal. Ela está presente em mais de 97% do nosso planeta. Já a água salobra fica no meio termo e possui baixo teor de salinidade. Ela está presente nos mangues e no encontro dos rios com o mar.

Vale destacar que a água doce ainda se divide em outros tipos. A água potável pode ser a água tratada ou a água mineral. A mineral é que hoje a maioria das pessoas tomam, comprando em garrafões. Mas ela vem de fontes da natureza. Leva este nome porque é rica em minerais, claro! E pode ser melhor ainda, de acordo com suas composições químicas. Vale prestar atenção se a água mineral que bebemos é de uma fonte segura, se tem certificação, e como é sua composição. É só ler o rótulo.

Por fim, temos a água contaminada e água poluída, que não serve para nada, ela é suja, e tem suas características físicas e químicas alteradas. Ela tem cheiro e gosto ruim, cor escura. A água contaminada, como diz o nome é contaminada por substancias e microrganismos que podem transmitir doenças e trazer riscos à nossa saúde. Fique de olho, preste sempre atenção na água que você toma banho, que bebe e que faz parte de se entretenimento.

Postar um comentário

*
*