Curiosidades

Todo tubarão é perigoso?

Aqui no Brasil,  capital pernambucana – Recife – é conhecida por suas praias nada recomendadas a banhistas, pois é considerada uma praia perigosa por conta dos tubarões. Mas será verdade que todo tubarão é perigoso? Existem aproximadamente 480 espécies de tubarões no mundo. Entretanto, nem todas são perigosas ao homem. Apenas umas 30 estiveram envolvidas em ataques ao homem.

Para ser considerado perigoso o tubarão deve apresentar algumas peculiaridades. Ele deve ser um predador, ter corpo alongado e esqueleto cartilaginoso, ter cauda assimétrica (com a parte superior sempre maior que a inferior) e um focinho pontudo e, por último, sua pele deve ser resistente e áspera. Ok, tudo bem, a gente não vai passar a mão nele pra ter certeza, não é mesmo?

A verdade é que a maioria deles não aprecia a carne humana e, quase sempre, eles mordem a vítima a fim de “degustar” e saber se gostam do sabor para continuar a morder e se alimentar.

Muitas espécies se alimentam apenas de vegetais marinhos e pequenos peixes. A exemplo do tubarão-baleia, completamente inofensivo ao homem, pois se alimenta de pequenos crustáceos, plâncton, algas, além de peixes e moluscos, tais como lula, através da sucção e filtração.

2 Comentários

  1. leonardo
    Postado em 24 de agosto de 2016 às 9:13

    Escreva mais sobre os tubarao que ataca na costa de recife. Sobre o abito alimentar.E porque o tubarão esta atacando os banhistaa em Recife. Diga tambem que a culpa é de homem que modificou o seu habitar-te.

    • Bloguito
      Postado em 29 de agosto de 2016 às 18:55

      Oi Leonardo, obrigado pelas sugestões. Em breve faremos mais postagens sobre tubarões. Por sinal, esse é um assunto que interessa muita gente. 🙂

Postar um comentário

*
*