Atividades Curiosidades Dicas

Trigonometria no seu dia a dia

layout_facebook_140603_2

O nome já assusta: trigonometria. E quando essa danada vira disciplina de sala de aula, a pessoa fica mais assustada ainda. Quem não é fã de números começa a ficar preocupado e pensa logo: para que danado aprendemos isso?! Mas a trigonometria é tão importante na nossa vida que você nem imagina.

A trigonometria é um ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos de dois lados de um triângulo retângulo (que tem um dos ângulos com 90 graus), para diferentes valores de um dos seus ângulos agudos. Complicou mais ainda? Veja o vídeo abaixo e tire suas dúvidas. Ele é bem didático:

Esse ramo da matemática possui uma infinidade de aplicações práticas. Desde a antiguidade já se usava da trigonometria para obter distâncias impossíveis de serem calculadas por métodos comuns.  Com a trigonometria é possível:

Determinar a altura de um certo prédio.

Medir a distância da Terra à Lua.

Quando um engenheiro precisa saber a largura de um rio para construir uma ponte, o trabalho dele fica mais fácil se ele usar os recursos trigonométricos.

Um cartógrafo, desenhista de mapas, que precisa saber a altura de uma montanha, o comprimento de um rio, etc, sem a trigonometria demoraria anos para desenhar um mapa.

Postar um comentário

*
*