Comemorações Curiosidades Dicas

Um boi festivo também no São João

layout_facebook_140624_1

Apesar de ser um personagem folclórico que aparece ora no ciclo natalino, ora no período de Carnaval, o Bumba-meu-boi, presente em várias cidades, principalmente, no Nordeste e Norte, também tem seus festejos no período junino. Sabe onde? Lá no Maranhão.

Bumba-meu-boi é a festa mais marcante da cultura popular da região maranhense. Em homenagem ao protetor do auto, São João, a festa acontece principalmente entre os meses de junho e julho. A tradição surgiu no século XVIII e ainda hoje envolve a população de São Luís que, durante as festividades, ocupa todas as partes da cidade, da periferia aos shoppings.

Esse folguedo, na verdade, é uma fusão de elementos da cultura europeia, africana e indígena, com dança, encenação e diversos personagens. Mistura elementos tradicionais da cultura espanhola e portuguesa, e tem suas raízes na religião católica.

A apresentação do Bumba-meu-boi é uma leve crítica social e faz referência às relações de desigualdade entre senhores de engenho, escravos e índios. Dentre tantas versões, a história  mais popular conta sobre um casal de escravos que rouba e mata o boi para satisfazer o desejo da esposa grávida, com vontade de comer língua de boi. Curandeiros são chamados para ressuscitar o boi. De volta à vida, a ressurreição do boi é comemorada com muita festa. Em algumas culturas, a apresentação pode durar horas e seus espectadores são chamados de brincantes, que religiosamente agradecem as graças alcançadas e fazem promessas ao boi.

A história gira em torno de personagens lendários, que passeiam entre humanos e animais, entre eles: Bastião, Arlequim, Pastorinha, o padre, o médico, o diabo, Mateus e Catirina, o capitão, a burrinha, entre muitos outros.  E quase sempre interpretados por homens, que se travestem para encenar os personagens femininos.  Pelo Brasil afora, ele adquire ritmos variados, formas de apresentação e indumentárias diferenciadas, personagens e instrumentos diferentes, bem como adereços e temáticas distintas.  A dança inclui diversos ritmos do Brasil. Tem de tudo: toada, pastoril, repentes, etc, com inúmeros instrumentos musicais.

Em alguns lugares do Brasil o folguedo é chamado de Boi Bumbá e em outros de Bumba meu Boi mesmo. Ainda é nominado de boi-surubim, boi-zumbi; boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro, entre outros.  Muitas vezes, o Boi é uma festa competitiva.  Levado pelos maranhenses à Amazonia, por lá, o Boi sofreu influências indígenas. Tradicionalmente a competição no Norte tem elementos carnavalescos e transformou-se em uma das maiores manifestações folclóricas daquela região, conhecida pelo Brasil inteiro.

Postar um comentário

*
*