Atividades

Um clube de leitura para chamar de seu

Já ouviu falar em clube de leitura? Que tal montar um no seu bairro ou no seu condomínio, ou até mesmo juntar colegas, parentes e amigos de vários lugares para participar?

Para quem não conhece, o clube de leitura trata-se de um grupo de pessoas que adoram ler e se reúnem para falar de livros ou de um, especificamente, por vez. Nada mais é do que um evento social que reúne amantes da leitura para trocarem experiências literárias de maneira informal.

Num clube de leitura os participantes trocam suas impressões e pensamentos sobre a obra em questão, com diferentes pontos de vista, que talvez um tenha e o outro não tenha percebido. Enfim é uma maneira de deixar as pessoas mais felizes, integradas, fazer amigos e até mesmo, conhecer novos amigos à medida que o clube vai crescendo e novos integrantes vão participando.  Em um clube de leitura não existe o certo ou errado, cada um fala o que entendeu e como percebeu a obra, os personagens, entre outros detalhes.

Gostou da ideia? Então comece a organizar agora mesmo um clube! Primeiro faça uma lista provável de pessoas que terão interesse: familiares, amigos, colegas do colégio, vizinhos do condomínio ou do bairro, amigos do trabalho etc. Depois faça um convite formal para cada um.

Mas você precisa explicar a eles bem direitinho qual seu objetivo.  Marque um primeiro encontro em algum lugar, a fim de fechar os detalhes de como funcionará o clube, os dias de encontro, o local de encontro etc. Pode ser numa livraria, num café, biblioteca, no salão de festas do prédio, na sua sala de casa.

Se achar interessante, pode criar um estatuto e definir regras de funcionamento e como será a aquisição dos livros: cada um compra o seu ou paga-se uma taxa mensal e o clube compra o de todos? A última opção pode ser interessante, pois pela quantidade podem ter desconto em alguma livraria ou pela internet. Aqui no Varejão do Estudante, inclusive, a gente pode fazer um desconto especial para seu clube de leitura, consulte-nos!

O próximo passo é combinar qual será o livro a ser lido, o prazo para todos lerem e o dia do encontro para debate. O clube pode ainda promover doação de livros, depois que cada um ler o seu e debater, fazer contação de histórias….a ideia é se divertir e ..claro, Ler! Depois conte-nos como está sendo sua experiência.

Postar um comentário

*
*