Dicas

Um hortinha em casa para chamar de sua!

No dia a dia, para cozinhar, fazemos uso de diversas plantas comestíveis e ervas aromáticas que servem para temperar e até fazer chá. Geralmente elas são compradas no supermercado, na feira e mercadinhos. Mas nem sempre é possível usá-las ao natural, quase sempre compramos desidratadas. Claro que dá sabor ao alimento, mas não é a mesma coisa do in natura. Utilizar os temperinhos ao natural é mais gostoso e saudável, e ainda estimula o interesse da meninada no desenvolvimento das plantinhas e motivá-las a comer melhor e de forma saudável, sem agrotóxicos. Cuidar da hortinha caseira é uma atividade prazerosa e pode envolver todos da casa em cada etapa e deixa a casa mais decorativa, perfumada e charmosa.

Para começar, vai depender do espaço que você tem, seja casa ou apartamento. Normalmente, a maioria das pessoas mora em apartamento, o espaço é reduzido, porém é possível fazer um cantinho delicioso e perfumado com várias ervas.  É interessante comprar jardineiras e colocar na janela, na varanda ou mesmo providenciar pequenos vasinhos de plantas dispostos lado, em escadinhas de madeira na cozinha ou área de serviço e até na sacada da janela. Pode usar garrafas PET, caixa de leites vazias, caixas de madeira ou reciclar outras embalagens para esse uso. Enfim, use a criatividade. E, o ideal é que tenha sol em algum momento do dia. O recipiente precisa ter um furo no fundo para escorrer a maior parte da água, quando for regada e não encharcar, o que pode estragar e deixar a plantinha morrer.

A segunda etapa é comprar terra adequada, adubo e as sementes. Comece por plantas como manjericão, coentro, salsa, hortelã, tomilho, cebolinha, pimentas, alecrim, tomatinhos, etc. Caso tenha um espaço maior em uma casa que tenha um quintal, você pode plantar ainda hortaliças e leguminosas, como cenoura, rúcula, alface, tomate, etc. Você pode providenciar tudo isso em casa especializadas em jardinagem, mercados e até supermercados vendem sacos de terra e sementes. Depois é colocar a terra boa misturada com uma parte de adubo com cuidado no recipiente, arar para que fique soltinha e arejada, aguar um pouco todos os dias, verificar se escorreu o excesso de água etc. Caso tenha dúvidas, pesquise o tempo de germinação de casa espécie e vá acompanhando. Cuidado com lagartas, insetos e corte as folhas estragadas e secas. Quando já estiverem grandinhas e prontas para o consumo é só começar a segunda parte da brincadeira: na cozinha! Inventem receitas e formas de uso, pesquise e incentive os pequenos a cuidar e gostar de comer!

Postar um comentário

*
*