Curiosidades

Um inseto sujo e pré-histórico!

Elas estão na terra, na água e no ar. São nojentas e metem medo em muita gente. E, acredite: elas existem desde a pré-história. São elas as baratas, insetos que existem há cerca de 300 milhões de anos. Os dinossauros não resistiram, mas elas sim, e resistem até hoje. Resistem, inclusive a ataques nucleares. Elas migraram da África para as Américas viajando escondidinhas de navio. Estão sempre resistindo aos inseticidas e se superando.

Presente no ambiente urbano, elas gostam de habitats quentes e úmidos e adoram florestas, esgotos, lixo, sujeira de maneira geral, e tantos outros lugares, pois se alimentam de tudo que acham pela frente. Dormem durante o dia e saem à noite para caçar e acasalar.

Para nosso desespero, existem cerca de quatro mil espécies deste inseto, que podem variar de cinco a dez centímetros, e geralmente, as fêmeas são maiores que os machos.

Precisamos manter elas longe de nosso ambiente, de nossas casas, pois elas transmitem doenças e são portadoras de fungos bactérias, vermes, etc. Sem falar que algumas pessoas possuem alergia às suas fezes, quando entram em contato.

E seu formato achatado é justamente uma estratégia de sobrevivência, pois passam por baixo de qualquer lugar, o que as protege de serem esmagadas.  Mas, um detalhe, elas detestam pepino! Então, vamos espalhar pepinos onde existem muitas delas!  Afinal, elas podem reproduzir cerca de 800 filhotes, ao longo de quatro anos de vida, em média.

Postar um comentário

*
*