Comemorações Curiosidades Dicas

Um passeio pela terra do Papai Noel

Você já deve saber que a Lapônia é a terra do Papai Noel. Mas, como deve ser esse local? Quantas pessoas moram lá? Neva o ano todo? Existem renas pelas ruas? Para tirar todas essas dúvidas, vamos nos transportar para a terra onde existe sol à meia noite!

A Lapônia é uma das seis províncias da Finlândia, sua capital é a cidade de Rovaniemi. Para chegar lá, o avião é a melhor opção e partindo de Helsinki, capital da Finlândia. Se você quiser chegar por lá de trem também é possível, mas são 12 horas de viagem, também saindo de Helsinki. Ainda tem a opção do ônibus, mas aí, demora mais ainda. Resumindo, saindo do Brasil, aqui do Recife, por exemplo, você leva entre 19 e 39 horas para chegar apenas na Finlândia. É como se a gente tivesse indo para o fim do mundo, literalmente!

Mas vamos esquecer a distância. A nossa sorte é que hoje existe o Google Earth, e assim é possível fazer um passeio pelas ruas de Rovaniemi sem precisar sair da frente do computador. A cidade é bem limpa, de ruas sinalizadas e com árvores. A imagem do link mostra um pouco isto: http://goo.gl/XH7sV2. E como já estamos na Lapônia, vamos ver como é o caminho para chegar no Santa Park, considerado o maior parque natalino do mundo – com oito mil metros quadrados, construído no interior de uma caverna. Trenzinhos, carrosséis e brinquedos típicos de todo parque de diversões fazem a alegria dos visitantes que ainda podem conhecer a cozinha da Mamãe Noel, um globo de neve gigante e a Escola dos Elfos, entre outros atrativos. Olha aqui o link: http://goo.gl/nW29Vo

Olhando a imagem do Google, apesar de notarmos que tem sol, existe uma sensação de frio. E lá, a neve é comum nos meses de inverno e cai abundantemente entre os meses de novembro e março, e normalmente fica no chão até o mês de maio. A capital Helsinki tem um clima de transição entre o clima marítimo e o continental. Os verões não são quentes como o nosso. A temperatura máxima é de 22 graus, com mínima de 12º. É justamente no verão que os dias são mais longos, chegando a ter quase 19 horas de sol por dia no mês de julho. Já no inverno os dias são mais curtos e as temperaturas podem cair para – 9 graus.

E lembra que falamos do sol da meia noite? Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, a Lapônia, ao norte do Círculo Polar Ártico, passa até três meses no inverno sem que haja claridade e até três meses durante o verão sem que haja noite. As cores no céu transformam-se rapidamente. É de uma beleza fascinante e encantadora. E para finalizar a nossa viagem, vamos ver um vídeo de outro fenômeno natural, a Aurora Boreal, que são partículas oriundas do Sol, que geram o chamado “vento solar”, que ao carregarem os eletros dos átomos de oxigênio e azoto da atmosfera geram efeitos coloridos. Lindo de se ver. http://youtu.be/fEH5QCY8GlU

 

Postar um comentário

*
*