Curiosidades

Um passeio pelo cariri paraibano

Você sabia que uma cidade do interior da Paraíba é considerada a Hollywood Nordestina, ou melhor, a Roliúde Nordestina? Cabeceiras, no cariri paraibano já foi cenário para mais de 25 filmes nacionais, entre eles Cinema, Aspirinas e Urubus, Romance e O Auto da Compadecida – talvez o mais famoso de todo -, entre outros. Passear pela cidade é reviver um poucos as cenas dos filmes. Cada cantinho já foi uma locação. E o povo tem o maior orgulho disso!

Além dos cenários cinematográficos, Cabeceiras tem outras coisas para se ver. O Lajedo de Pai Mateus é uma delas. O local é uma formação rochosa composto com grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas) que destacam-se sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região.

Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos. Mas essas pinturas são muito claras, e nem sempre é possível visualizar qual o desenho.

Mas por que o local leva esse nome: Pai Mateus? Conta a lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século 18, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas procuravam-no para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o lajedo leva esse nome.

Postar um comentário

*
*