Comemorações

Uma data para comemorar a televisão

No dia 11 de agosto é comemorado o Dia da Televisão. Como já sabemos, a criação de uma data sempre tem um motivo por trás dela. O curioso é que é a data que remete ao dia do falecimento da Santa Clara de Assis, considerada a padroeira da televisão, que fundou a ordem feminina franciscana, e faleceu no ano de 1253. Mas, e daí? Senta que lá em história!

Dizem que em 14 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII quis homenagear a Santa, pois a mesma estando doente não pode ir a uma missa natalina. Porém, ouviu e assistiu tudo de longe, sem estar presente. Ou seja, por este motivo, o milagre foi comparado com o ato de ter visto por meio de imagem e som a missa, ao de assistir TV. Daí por diante, ela virou a padroeira e a data passou a ser comemorada.

A Televisão foi criada oito anos antes da data ser criada, ou seja, em 1950, por Assis Chateaubriand, jornalista e empresário que fundou a emissora pioneira de TV, que foi a TV Tupi. A Década de 1950 é marcada pela criação e popularização deste grande meio e comunicação, que não perde sua majestade até os dias de hoje. Naquela época, ter uma TV em casa era um luxo para poucos. Mas foi nos Anos 1930 que as transmissões abertas passaram a acontecer na Alemanha, Inglaterra EUA e União Soviética. As transmissões eram em preto e branco, a princípio e só em 1954 foi criada a transmissão em cores, nos EUA.

Postar um comentário

*
*