Dicas Posts Recentes

Vamos aprender sobre impressionismo?

Pergunte a uma criança se ela gosta de aula de artes. A resposta será sim, é quase certo. Mas não pense que nessas aulas os seus filhos só pintam o sete. São nelas que eles aprendem fatos e personagens importantes para as artes no mundo. Por isso, escolhemos hoje um movimento que interessante: o Impressionismo. Chame seu filho para compartilhar dessa leitura com você e descubra um pouco mais sobre os artistas que movimentaram a França no século XIX.

Ele já está ao seu lado? Então vamos lá. O impressionismo é um movimento artístico que surgiu na França no século XIX, quebrando o conceito de pintura da época, trazendo um novo olhar à pintura europeia. Retratava uma nova visão da natureza, com pinceladas soltas dando destaque à luz e ao movimento para capturar as variações de cor que a luz do sol provocava na natureza. É por isso que a maioria das obras impressionistas são alegres e vibrantes!

Mas como identificar uma pintura do período impressionista? É bem fácil. Elas são pinturas sem contorno nítido, com manchas, sombras coloridas, não há uso da cor preta, cores puras e complementares. As pinceladas leves e próximas se misturam dando uma ilusão óptica, tornando o desenho uniforme. O artista mais famoso desse período é Claude Monet. Na realidade, o movimento surgiu com ele, quando ele pintou o quadro Nascer do Sol em 1872. Outros artistas que se destacaram no impressionismo foram: Edgar Degas, Paul Cézanne e Pierre Auguste Renoir.

Vamos fazer uma viagem pelos quadros de Monet?

Postar um comentário

*
*