Curiosidades

Vamos conhecer os órgãos respiratórios dos animais

Nós, seres humanos, respiramos pelos pulmões. Assim como a gente, outros animais também tem o sistema respiratório semelhante ao nosso. Mas nem todos são assim. Você sabe como o peixe respira? E os insetos? Hoje vamos aprender os tipos de respiração existentes. Vamos lá!?

Respiração pulmonar: como o nome mesmo diz, ela é realizada pelos pulmões dos animais. Este tipo de respiração ocorre nos mamíferos (inclusive o ser humano), aves, répteis e anfíbios (em conjunto com a respiração cutânea). Os pulmões dos mamíferos apresentam alvéolos pulmonares, que são pequenas bolsas compostas por vasos sanguíneos. Estes alvéolos aumentam a superfície respiratória, tornando o processo respiratório muito eficiente.

Respiração tegumentar, também chamada de respiração cutânea é aquela que ocorre através da pele do animal. Logo, neste tipo, as trocas gasosas acontecem na superfície do corpo. Como a presença de oxigênio é maior no meio externo do que no interior do corpo do animal, este gás entra no corpo através da pele. Quando a concentração do gás carbono é maior no interior do animal do que no meio externo, então este gás sai através da pele. A respiração tegumentar é própria dos animais platelmintos, celenterados, poríferos e várias espécies de anelídeos.

Respiração branquial, como o nome sugere, ocorre através das brânquias. Estas brânquias permitem a troca gasosa entre o sangue do animal e a água do ambiente (rio, mar, lago, etc.) que banha os filamentos das brânquias. Este tipo de respiração ocorre nos peixes, moluscos e crustáceos.

E por fim, temos a respiração traqueal. Ela ocorre através das traqueias dos animais. A traqueia é um órgão respiratório que possui a capacidade de transportar oxigênio presente no ar do ambiente até o interior do animal, onde estão os tecidos (neles que ocorrem as trocas gasosas). A respiração traqueal é típica dos insetos.

Postar um comentário

*
*