Curiosidades

Vamos descobrir o nosso Brasil?

Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Mas você já descobriu o nosso país? Temos uma grande riqueza cultural. Cada região tem a sua peculiaridade. No Nordeste as praias, o sol e as festas ganham destaque. No Norte a cultura indígena e a floresta Amazônica são as principais características. Quem vai para o Centro Oeste conhece as belezas dos pantanais e sua rica fauna e flora. O Sudeste é conhecido pela sua industrialização e o Sul do país é muito influenciando por culturas estrangeiras, como Itália, Alemanha e Suíça.

Eu, por exemplo, adoro viajar e em cada lugar que vou aprendo um pouquinho sobre a história do Brasil. Já fui ao Rio de Janeiro e lá conheci o Forte de Copacabana, onde fica localizado o Museu Histórico do Exército.  Também fui para Manaus, onde conheci o Teatro

Amazonas, construído em plena floresta amazônica, na época do Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas é uma das mais belas obras e referência da cultura no estado do Amazonas.

Então não perca tempo. Desbrave o Brasil. Conheça museus, praias, Igrejas. Se você não tem como sair de sua cidade, não tem problema. Faça um tour como se fosse um turista e você vai, com certeza, encontrar coisas e lugares nunca vistos, e assim, vai descobrir, você mesmo, um pouquinho mais do Brasil.

Dicas de sites para quem quer viajar:

www.peconhecepe.com.br

http://www.embratur.gov.br/site/br/home/index.php

http://www.brasilturismo.com/

http://viajeaqui.abril.com.br/vt/

http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/

Pedro Álvares Cabral, o descobridor

Mas, e Pedro Álvares Cabral, como chegou até aqui? Pedro Álvares Cabral estava no comando da expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel, que tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!

Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo.

No dia 22 ouvi-se um grito “terra vista”! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!

A carta escrita por Pero Vaz Caminha, que estava na expedição junto com Cabral, e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!

Fonte: Site SmartKids

Postar um comentário

*
*