Curiosidades

Você sabe a origem das conchas?

layout_facebook_140916_3

Passeando pela praia é impossível não notar milhares de conchinhas espalhadas pela areia. Sabia que ali já foi a casinha de bichinhos no mar? As conchinhas nada mais são do que as capinhas (carapaças) protetoras de moluscos marinhos.
Os moluscos são animais de corpo mole que quando nascem, é formada ao seu redor uma conchinha provisória denominada de protoconcha. E assim como os humanos perdem o dentinho de leite, quando o bichinho cresce, perde a carapacinha, fazendo crescer uma nova, definitiva. Esta é chamada de manto e envolve as partes vitais do molusco.

A conchinha é feita de carbonato de cálcio, que é extraído do mar, além de proteínas e outros elementos orgânicos que os moluscos eliminam à medida que vão se desenvolvendo, podendo formar conchas maiores.

Para se divertir – E já que existem conchinhas na areia, que tal se divertir catando para mil e uma criações? Você pode lavar as conchinhas e guardar para fazer diversas brincadeiras. Pode criar uma capa de caderno e enfeitar com as conchinhas de mesma cor ou cores diferentes; colar num vaso de flores; colar ao redor de um espelho para o banheiro; na bolsa de praia, ou fazer adereços como brincos e colares e o que mais inventar. Mas vai precisar da ajuda dos pais para fazer os furos. Use a criatividade e presenteie a família e os amiguinhos.

2 Comentários

  1. Natália Gabriella
    Postado em 16 de julho de 2018 às 14:49

    Legal!

    • Varejito
      Postado em 23 de julho de 2018 às 20:08

      🙂

Postar um comentário

*
*