Curiosidades

Você sabe distinguir uma vespa de uma abelha?

Quem quando era criança, nunca se confundiu ou até se questionou sobre a semelhança entre a abelha e a vespa? Elas são bem parecidas mesmo, mas você sabe a diferença? Apesar de fazerem parte da mesma classificação entre os insetos – Hymenoptera, elas fazem parte de famílias bem diferentes. Enquanto as abelhas pertencem à família da Apidae, as vespas são da Vespidae. Sem falar que dentro de cada família, também existem milhares de espécies.

Tá, tudo bem, não disse nada de concreto não é mesmo? Então bora lá, entender na prática como distinguir esses bichinhos, que podem não ser nadinha amistosos! Primeiramente, a picada de ambos, é sempre violenta, sendo a da vespa bem pior. Ambas possuem picadas venenosas e podem até matar uma pessoa.

Ambas possuem o corpo amarelado com listras pretas. Porém, as abelhas possuem uma cor amarela mais puxada para o alaranjado ou marrom claro, enquanto as vespas são mais amarelinhas, de cor viva, quase sempre. As asinhas das vespas ficam sempre apontadas para cima, enquanto as abelhas ficam com as asas na horizontal. As abelhas são mais gordinhas e redondinhas, com o corpo mais “peludo”e as vespas são mais compridas e finas, são mais “esbeltas” e a superfície do corpo brilhante.

As abelhinhas estão sempre em busca de pólen das flores para fabricar o néctar, o mel dentro da colmeia. São benéficas ao ser humano e até a outros animais: fornecem mel e cera, que servem de alimento e até medicamentos. As abelhas só atacam se sentirem-se ameaçadas. Já as vespas, são caçadoras, predadoras, e estão em busca de outros insetos para se alimentar, daí um grande motivo de serem mais agressivas, competitivas, para sobreviverem. Elas se alimentam de moscas, aranhas, borboletas e restos de insetos, mas algumas também consomem frutas maduras.
Em hipótese alguma, tente matar qualquer das espécies, pois irão largar um hormônio chamando o resto da trupe para atacar. Ao picar, a abelha morre, pois junto com o ferrão, ela deixa seu intestino. Já as vespas, não deixam ferrão e nem morrem após a picada. Ao ser picado por qualquer uma delas, procure imediatamente ajuda médica, posto de saúde ou hospital mais próximo.

Postar um comentário

*
*