Curiosidades

Você sabe o que é alquimia?

Podemos dizer que alquimia é a química da Idade Média, que buscava o elixir da vida. Ela une noções de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo e religião. A crença mais difundida é a de que os alquimistas buscam encontrar na Pedra Filosofal, mítica substância, o poder de transformar tudo em ouro e, mais ainda, de proporcionar a quem a encontrar, a vida eterna e a cura de todos os males.

Embora a alquimia não seja atualmente compreendida como uma ciência, tal como o conhecimento científico é hoje concebido, ela é considerada uma ancestral da química moderna e da própria medicina. Isso aconteceu na metade do século XVI. Nesta época, alquimia saiu de cena para que a ciência química, que estuda a composição e reações da matéria, passasse a ser o foco no trabalho experimental com a matéria.

A química, portanto, é o avanço da alquimia, uma vez que utiliza métodos mais modernos e eficazes, principalmente ao testar teorias por meio de experimentos. Atualmente podemos dizer que a alquimia representa a mistura de substâncias, que também se baseia na química, é claro.

Postar um comentário

*
*