Curiosidades

Você sabe o que é consciência ambiental?

Quando olhamos para a nossa natureza e vemos os rios, mares e florestas, achamos que tudo é uma imensidão e que nada terá fim. Mas as coisas não são bem assim. O meio ambiente é finito, isto é, se não cuidarmos vai chegar um momento em que ele não irá mais existir. E nós precisamos ter uma consciência ambiental para vivermos em um mundo melhor.

Mas afinal, o que é consciência ambiental? De um modo geral, trata-se da habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos. Esta consciência só se torna completa, quando ampliamos a nossa percepção e percebemos que a consciência ambiental não deve apenas ser cuidada dentro da própria casa, mas em todo o planeta.

E para termos consciência é preciso termos conhecimento das coisas que estão no nosso dia a dia e que podem afetar a nossa vida e o meio ambiente. Por exemplo: sabemos que os carros são emissores de gases poluentes, assim como as indústrias. Sabemos, ainda, que os países mais ricos e consumistas do mundo são os maiores emissores de gases do efeito estufa. Mas, ser consciente é apenas saber de todas essas coisas? Não necessariamente. A consciência ambiental, assim como qualquer outra consciência, tem pouquíssima utilidade quando não é transformada em ação, quando não é capaz de mobilizar grupos e pessoas na busca por soluções.

Mas por outro lado, sem consciência, fica muito mais difícil iniciar um caminho de transformação ao ponto de mudar uma realidade. E, quanto mais forte for a consciência ambiental, maior também será o senso de responsabilidade em relação ao planeta. A consciência ambiental tem o papel fundamental de nos fazer refletir para agir. Proporciona um tipo de conhecimento muito rico e verdadeiramente vital para a preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e, por consequência, de todos nós.

2 Comentários

  1. annalycya
    Postado em 28 de junho de 2018 às 15:57

    que otima explicaçao mim ajudou muito

    • Varejito
      Postado em 23 de julho de 2018 às 20:12

      Que ótimo!

Postar um comentário

*
*