Curiosidades

Você sabe o que é fauna e a flora?

Quando estudamos ciências, biologia e geografia, fala-se muito em fauna e flora. Mas afinal, você sabe o que são estes termos? A verdade é que a fauna e a flora de uma região são bem importantes para a sobrevivência e o equilíbrio do meio ambiente de forma geral.

Quando nos referimos a fauna, estamos falando dos animais que são nativos e típicos de uma determinada região, de um local. Por exemplo, os leões são típicos da fauna do continente africano. O boto cor de rosa, é nativo da fauna amazonense. Deu para entender? Enfim, são as espécies de animais que vivem dentro de uma determinada região, sejam eles mamíferos, aves, répteis, peixes, etc. Isso porque cada bichinho é adaptado para viver naquela região, com aquele clima e com determinada vegetação e alimentação.

Já a flora é a vegetação de uma região, as espécies que incluem árvores, flores, arbustos e plantações específicas. Por exemplo, a flora do pantanal é totalmente diferente da flora da região Nordeste. A flora brasileira é composta atualmente por aproximadamente 30 mil espécies de vegetais.

E é justamente o desequilíbrio entre plantas e animais que pode causar danos ao meio ambiente, trazendo transtornos e até mesmo extinção de espécies. E tudo isso também está relacionado ao clima da região, aos acidentes geográficos, aos rios, etc. Tudo é naturalmente perfeito para manter a permanência e perpetuação de cada bicho e de cada planta. Geralmente, a ação do homem é uma das causadoras do desequilíbrio destes habitats, provocando danos irreversíveis à natureza. Como é o caso da destruição de áreas ecológicas para construir casas, rodovias e empreendimentos, entre outros.

Um desequilíbrio ecológico pode provocar muitos problemas, tais como aumento ou diminuição populacional de alguns tipos de animais ou mesmo escassez de vegetação que serve de alimento para outros bichinhos, afetando, inclusive a cadeia alimentar. Entendeu? Agora você sabe a importância das plantas e dos bichos para sua região.

Postar um comentário

*
*