Curiosidades

Você sabe o que faz um geógrafo?

Você gosta de estudar sobre relevos, clima e vegetação? Então você gosta de geografia. E essa matéria só existe graças ao geógrafo. São eles que estudam a Terra de um modo geral. Não apenas as montanhas, o clima e a temperatura, a vegetação e os rios.

Os geógrafos também pesquisam sobre a distribuição geográfica populacional, as diferenças culturais e a economia dos países.  E já que eles são tão importantes para o conhecimento do nosso planeta, nada mais justo do que comemorar o Dia do Geógrafo, que é celebrado no dia 29 de maio.

Os geógrafos exercem um papel muito importante atualmente. Você acha que o planejamento urbano de uma cidade é feito por quem? Na equipe tem que ter um geógrafo. O mesmo acontece na construção de uma hidroelétrica e de polos industriais. Eles são profissionais que estudam para que os impactos na sociedade e no meio ambiente sejam os menores possíveis em caso de grandes construções.

Mas o que o geógrafo pode fazer realmente?

  • Ensino: leciona no ensino fundamental, médio e superior.
  • Planejamento urbano: planeja o crescimento e desenvolvimento de uma determinada região ou município.
  • Geografia física: estuda os aspectos físicos da Terra, como clima, solo e vegetação.
  • Geografia humana: interpreta os dados sociais e econômicos de uma população. Planeja a ocupação de áreas urbanas e rurais.
  • Geopolítica: analisa a relação entre espaço geográfico e a organização econômica, política e social de uma região, país ou bloco de países.
  • Meio ambiente: estuda os ecossistemas e previne impactos ambientais causados pela ocupação de terrenos. Faz o manejo de bacias hidrográficas.
  • Planejamento territorial e urbano: organização dos espaços urbanos ou rurais para a instalação de polos industriais, barragens e outras grandes obras.

Ah! Só não vale confundir o geógrafo com geólogo. Apesar de a nomenclatura ser semelhante, as profissões são diferentes. Para descobrir a diferença, basta  clicar aqui.

Postar um comentário

*
*